VOCACIONAL KAIRÓS
FORMAÇÃO SOBRE PREGAÇÃO
Todos nós, através do batismo, somos chamados a evangelizar levando Deus para todos.
Uma das formas de se evangelizar é através da fala, da pregação. Muitos sentem medo ou vergonha para fazer tal ato, mas o primeiro passo para conseguirmos realizar uma boa pregação é confiar, deixar que o Espírito Santo desça sobre nós e nos dê o dom da palavra.
É claro que não devemos somente esperar mas também fazer por onde. "Faça por onde que eu te ajudarei", assim diz o Senhor, então devemos nos preparar, estudar o tema, se dedicar a pensar sobre a mensagem que você quer levar. É muito importante também sempre estar ligado com o que acontece dentro e fora da igreja para caso precise falar em cima da hora.
Quando você se dedica, é claro que a partir da sua disponibilidade, à pregação a qual você está se preparando já é certo que você fará um bom trabalho. Manter a calma e confiar sempre será difícil, mas pela fé fazemos tudo.
Que ao conduzir uma pregação ou até mesmo uma partilha, saber que as palavras que você proferir pode ser a que vai mudar a vida de alguém pois palavras tocam, sejam elas boas intencionalmente ou más. Isso servirá de incentivo para que você de fato se entregue a isso, deixe que o Espírito Santo agirá pois Deus nunca nos deixa na mão.
De início é certo que será difícil, mas ter uma boa comunicado com as pessoas até mesmo conversando casualmente, já ajuda a perder a timidez e a se soltar mais.
Ninguém irá apontar o dedo e dizer que sua pregação foi ruim, pois mesmo que não atinjam suas expectativas, se foi por Deus, ela valeu muito e certamente tocou no coração de ao menos uma pessoa.
Não tenha medo, pergunte, tire dúvidas, seja sincero caso realmente não se sinta preparado, porém uma hora vai precisar falar e quanto mais adiamos mais o medo aumenta. Sempre estaremos disposto a ajudar e corrigir de forma fraternal, quando necessário.
Montando uma pregação
Bom, a princípio a pregação ela é desenvolvida em 3 partes
- Introdução e apresentação
Nessa parte é um resumo, você se apresenta, apresenta o tema da pregação, faz a leitura da palavra
- Desenvolvimento e fundamentação
Você introduziu o tema, suponhamos que seja AMOR DE DEUS
Apresento o tema, leio na palavra algo sobre o amor de Deus, Porém, além da palavra agora você precisa convencer as pessoas que Deus ama ela, Como? Você apresenta os outros argumentos: testemunhos, moções, estudos e até mesmo outras palavras da bíblia
- Conclusão e oração
Nessa parte a oração fica opcional, mas eu gosto muito de fazer, Se o tema é sobre o amor de Deus eu vou concluindo que Deus nos ama muito, tentando levar as pessoas ao convencimento disso, Depois pode-se fazer uma oração voltada pra isso, para se sentir amado por Deus, para o amor Deus curar ou de acordo com o tema ou cantar uma música, nesse momento vem o ministério de música cantando junto, se o momento for oportuno você pode levanta um grande clamor ao Espirito Santo.
Três pilares para ser um bom pregador:
- Ter uma vida de Oração constante!
- Devorar a Bíblia!
- Viver o Evangelho!
Formação para Pregadores Comunidade Católica Kairós!
Formadora: Noêmia Cardoso