(Clique aqui)

MISSA SOLENE DE ENCERRAMENTO
JUBILEU DE ESTANHO ICARL
JUBILEU DE ESTANHO MONSENHOR GILMAR COSTA E PADRE GERALDO MAIA
10 ANOS DE HISTÓRIA.
26/11/2024 - Terça-feira

Caríssimos irmãos e irmãs, com grande alegria nos reunimos hoje para celebrar o encerramento do Jubileu de Estanho, marcando os 10 anos da ICARL. Mais do que uma instituição religiosa, a ICARL é uma verdadeira família, construída com fé, história e dedicação. Nosso pároco, Monsenhor Gilmar Costa, fez questão de trazer para este momento especial todos os antigos integrantes que ajudaram a construir essa comunidade tão abençoada.

Além disso, celebramos hoje também os 10 anos de sacerdócio de Monsenhor Gilmar e de Padre Geraldo Maia, cuja amizade e espiritualidade têm sido um presente para todos nós. Que esta celebração nos inspire a continuar caminhando juntos, unidos pelo amor e pela fé.

Agora, convido a todos a ficarmos de pé e, com o coração cheio de gratidão, acolhermos a equipe celebrativa com nosso canto de louvor!


CANTO DE ENTRADA
TU ÉS SACERDOTE PARA SEMPRE

TU ÉS SACERDOTE PARA SEMPRE
QUEM ASSIM DECLAROU FOI TEU PAI
NINGUEM PODE ASSUMIR TÃO IMENSA HONRA
SÓ AQUELE A QUEM DEUS CHAMA E ATRAI

TU ÉS SUMO SACERDOTE 
SANTO E IMACULADO
SEMPRE VIVO A INTERCEDER AO PAI
POR TODOS NÓS
POR TEU SANGUE EM SACRIFÍCIO
TODO HOMEM É PERDOADO
ESCUTE A NOSSA VOZ

ENTRANDO NO MUNDO LOGO EXCLAMAS
SACRIFÍCIOS NÃO QUERES MEU DEUS
EIS ME AQUI
JÁ QUE TU ME FORMASTE UM CORPO
POR  AMOR OFEREÇO O QUE É MEU

TU ÉS SUMO SACERDOTE 
SANTO E IMACULADO
SEMPRE VIVO A INTERCEDER AO PAI
POR TODOS NÓS
POR TEU SANGUE EM SACRIFÍCIO
TODO HOMEM É PERDOADO
ESCUTE A NOSSA VOZ

SAUDAÇÃO
 
PADRE: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
TODOS: Amém

PADRE: O Senhor esteja convosco!
TODOS: Ele está no meio de nós.

ATO PENITENCIAL

PADRE: No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai.

PE: Tende compaixão de nós, Senhor.
TODOS: Porque somos pecadores!

PE: Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia.
TODOS: E dai nos vossa a vossa salvação!

PE: Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
TODOS: Amém.


ORAÇÃO DO DIA

PADRE: Oremos.
Ó Deus, que constituístes o Cristo sumo e eterno sacerdote para vossa glória e salvação da humanidade, dai ao povo resgatado por seu sangue participar do memorial que nos deixou, obter a força de sua cruz e a glória da ressurreição. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: Amém.

PRIMEIRA LEITURA

Leitor: Leitura do Livro do Apocalipse de São João
Eu, João, 14 na minha visão, vi uma nuvem branca e sentado na nuvem alguém que parecia um “filho de homem”. Tinha na cabeça uma coroa de ouro e, nas mãos, uma foice afiada. 15 Saiu do Templo um outro anjo, gritando em alta voz para aquele que estava sentado na nuvem: “Lança tua foice, e ceifa. Chegou a hora da colheita. A seara da terra está madura!” 16 E aquele que estava sentado na nuvem lançou a foice, e a terra foi ceifada.

Leitor: Palavra do Senhor.
TODOS: Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL

TODOS: O Senhor vem julgar nossa terra.

Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça. 

TODOS: O Senhor vem julgar nossa terra.

na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.

TODOS: O Senhor vem julgar nossa terra.


EVANGELHO

PADRE: O Senhor esteja convosco.
TODOS: Ele está no meio de nós.
PADRE: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. 
TODOS: Glória a vós, Senhor.

PADRE: Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu! E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.
PADRE: Palavra da Salvação.
TODOS: Glória a vós, Senhor.

OFERTÓRIO
O Cristo vai a Sinagoga

O CRISTO VAI A SINAGOGA EM NAZARÉ
E NOS REVELA ENTÃO QUEM ELE É
O ESPIRITO POUSA SOBRE MIM
POIS FOI O MEU PAI
DEUS DE AMOR ME UNGIU
E ENVIOU-ME ENFIM

O PAI ME UNGIU E CONSAGROU
MANDOU ME PROCLAMAR
A BOA NOVA
AO POBRE AO CEGO
AO SOFREDOR,
ANUNCIAR A GRAÇA QUE RENOVA

LEVAR A BOA NOVA AOS POBRES
É MISSÃO
DAQUELE QUE RECEBE
A SANTA UNÇÃO
AOS CORAÇÕES IR CONSOLAR
TRISTE REERGUER
PRESO REDIMIR 
AO CEGO ILUMINAR

O PAI ME UNGIU E CONSAGROU
MANDOU ME PROCLAMAR
A BOA NOVA
AO POBRE AO CEGO
AO SOFREDOR,
ANUNCIAR A GRAÇA QUE RENOVA

PADRE: Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai
todo-poderoso.
TODOS: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.
 
PADRE: Concedei-nós, ó Deus, a graça de participar constantemente da Eucaristia, pois todas as vezes que celebramos este sacrifício torna-se presente a nossa redenção. Por Cristo, nosso Senhor.

O povo aclama:
TODOS: Amém.


PADRE: O Senhor esteja convosco.
TODOS: Ele está no meio de nós.

PADRE: Corações ao alto.
TODOS: O nosso coração está em Deus.

PADRE: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
TODOS: É nosso dever e nossa salvação.

PADRE: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo Senhor nosso. Ele verdadeiro e eterno sacerdote, oferecendo-se a vós pela nossa salvação. Sua carne, imolada por nós, é o alimento que nos fortalece. Seu sangue, por nós derramado, é a bebida que nos purifica. Por essa razão, os anjos do céu, as mulheres e homens da terra, unidos a todas as criaturas, proclamamos, jubilosos, vossa glória, DIZENDO a uma só voz...
TODOS: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo! O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

PE: Sim, bendito seja Jesus que vós nos enviastes, amigo das crianças e dos pobres. Ele nos ensina a vos amar, ó Pai querido, e amar-nos uns aos outros.  Deus, nosso Pai, enviai vosso Espírito Santo para que estes dons do pão e do vinho + se tornem o Corpo  e o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
TODOS: Enviai o vosso Espírito Santo!

PE: Jesus, na noite antes de sua morte na cruz, nos mostrou como é grande vosso amor. Quando ele estava à mesa com os apóstolos, tomou o pão em suas mãos e rezou, louvando e agradecendo. Depois partiu o pão e o deu a seus amigos...
(ADORAÇÃO AO CORPO DE CRISTO)

PE: Do mesmo modo, tomou nas mãos o cálice com vinho e vos agradeceu de novo. Deu o cálice a seus amigos,
(ADORAÇÃO AO SANGUE DE CRISTO)

PE: Mistério da fé e do amor
TODOS: Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda!

PE: Por isso, Pai querido, celebramos a memória da morte e ressurreição de Jesus, Salvador do mundo. Ele mesmo se colocou em nossas mãos para ser este dom de reconciliação e de paz, nosso sacrifício que agora vos oferecemos e pelo qual somos atraídos para vós.
TODOS: Com Jesus, recebei a nossa vida!

PE: Escutai-nos, Senhor nosso Deus, e dai o Espírito do vosso amor aos que participam desta Ceia, para que fiquem sempre mais unidos na vossa Igreja, com o nosso Papa Augusto, o nosso Bispo Daniel, os membros da antiga ICARL aqui presentes, Monsenhor Gilmar Costa e Padre Geraldo Maia os outros bispos e todos aqueles que servem o vosso povo.
TODOS: Fazei de nós um só corpo e um só Espírito!

PE: Não vos esqueçais daqueles que amamos: nossos pais, parentes, amigos e os que cuidam de nós; e também daqueles que ainda não amamos bastante. Lembrai-vos dos que em paz partiram desta vida (N. N.); acolhei-os com amor na alegria da vossa casa.
TODOS: Fazei de nós um só corpo e um só Espírito!

PE: Um dia, enfim, ó Pai, reuni a todos nós em vosso reino, com a Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, para celebrar a festa que no céu nunca se acaba, onde todos os amigos de Jesus cantam sem cessar o vosso louvor.


PE: Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, por todos os séculos dos séculos.
TODOS: Amém!
ORAÇÃO DO SENHOR

PADRE: Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer:
TODOS: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade,  assim na terra como no céu;  o pão nosso de cada dia nos daí hoje,  perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
 
PADRE: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador.
TODOS: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!
 
PADRE:  Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. 
Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
TODOS: Amém.
 
PADRE: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
TODOS: O amor de Cristo nos uniu.
 

FRAÇÃO DO PÃO

TODOS: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

PADRE: Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
TODOS: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

COMUNHÃO
 
TU ÉS DIGNO DE GLORIA E LOUVOR
POR QUE FOSTES POR NÓS IMOLADO
ÉS SENHOR DOS SENHORES O REI
E NÓS SOMOS SEU POVO CHAMADO
EXULTEMOS FIQUEMOS ALEGRES
ESTE É O CANTO NUPCIAL DO CORDEIRO
E NOSSA IGREJA É TUA ESPOSA FELIZ
TEU AMOR PRIMEIRO

TU ÉS JESUS SACERDOTE
E CORDEIRO IMOLADO
TAMBÉM SOMOS POR TI SACERDOTES
ÓH BEM AMADO

SACERDOTE DA NOSSA ALIANÇA
EDIFICAS A IGREJA DE NOVO
PERPETUA NO ALTAR TUA CRUZ
ALIMENTAS O AMOR DO TEU POVO
CORAÇÕES SÃO REPLETOS DE GRAÇA
ÉS PENHOR DE UMA GLORIA FUTURA
MEIO CERTO DE IR AO TEU PAI
FONTE DE AGUA PURA

TU ÉS JESUS SACERDOTE
E CORDEIRO IMOLADO
TAMBÉM SOMOS POR TI SACERDOTES
ÓH BEM AMADO

BOM PASTOR QUE PREFERE SERVIR
E DISSESTES: "NÃO VIM SER SERVIDO"
TU QUISESTE BUSCAR E SALVAR
TODO AQUELE QUE ESTAVA PERDIDO
FRENTE AO LOBO QUE ROUBA E DISPERSA
TRAZ AJUDA A SUAS OVELHAS
RUMO A VOZ TE CONHECE AO TEU PAI
COM QUEM TE ASSEMELHAS

TU ÉS JESUS SACERDOTE
E CORDEIRO IMOLADO
TAMBÉM SOMOS POR TI SACERDOTES
ÓH BEM AMADO

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

PADRE: Oremos.
Ó Deus, pela comunhão neste sacrifício oferecido em memória de vosso Filho, fazei que nos tornemos com ele uma oblação perpétua em vossa honra. 
Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: Amém.

DESPEDIDA

PADRE: O Senhor esteja convosco.
TODOS: Ele está no meio de nós.

PADRE: Abençoe-vos o Deus todo amoroso, PAI + FILHO ESPÍRITO SANTO. 
TODOS: Amém.

PADRE: Em nome do Senhor, ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
TODOS: Graças a Deus!